Clima e Solo
O clima predominante nas savanas é predominantemente o tropical, com duas estações uma seca e uma úmida, situadas na zona intertropical do planeta, o qual recebe forte incidência solar durante todo o ano. Com uma temperatura média anual entre os 22 - 24ºC, em alguns locais pode atingir os 40ºC.
Fauna e Flora
Um dos biomas mais ricos do planeta, as savanas apresentam diversas espécies vegetais e animais:
- Fauna: além dos inúmeros insetos, aves, roedores e repteis, as savanas possuem uma fauna bem diversificada com elefante, anta, tamanduá, ariranha, capivara, lobo-guará, girafa, leão, antílope, rinoceronte, javali, lebre, veado, cervos, zebra, dentre outros.
- Flora: constituída em grande parte por grama, capim e ervas, merecem destaque as árvores que surgem na vegetação: acácia, baobá, árvores-garrafa, eucalipto, etc.
Classificação das Savanas
De acordo com o clima e a vegetação que desenvolvem, as savanas são classificadas em cinco tipos:
- Savanas Tropicais e Subtropicais: influenciadas pelos climas tropical e subtropical, possuem duas estações bem definidas, uma seca e outra úmida, donde a seca predomina podendo atingir temperaturas altíssimas no verão. Aqui destaca-se a savana africana e brasileira.
- Savanas Temperadas: influenciadas pelo clima temperado que apresentam verões úmidos e invernos frio e seco, esse tipo de savanas é encontrada em locais de médias latitudes, por exemplo, na América do Norte e na Austrália.
- Savanas Mediterrâneas: influenciadas pelo clima mediterrâneo, situam-se em latitudes médias em regiões semiáridas as quais apresentam um solo pobre em nutrientes. Note que esse tipo de savana é a que mais tem sofrido com problemas ambientais decorrentes do acelerada urbanização e extração de lenha.
- Savanas Montanhosas: ocorrem em locais montanhosos, em altitudes mais elevadas, ou seja, em regiões mais frias.
Savanas Brasileiras e Savanas Africanas
No Brasil, esse tipo de bioma é chamado de Cerrado, sendo um dos biomas com maior biodiversidade e também um dos mais ameaçados, que atualmente apresenta grande degradação e diversas espécies em risco de extinção.
Por sua vez, a savana africana, a mais conhecida de todas, da qual se destaca a de Serengueti, abriga animais de grande porte (elefantes, girafas, leões), sendo um pouco distinta de outras savanas presentes do mundo.
Para saber mais: Cerrado
Curiosidade
- Na África, as savanas recebem o nome de “anhara”. chaparral
Conclusão
As condições extremas encontradas no bioma chaparral são muito diferentes como o dia e a noite. Como resultado, os animais e plantas que vivem aqui têm de ser altamente adaptáveis. O clima do chaparral é caracterizado por ser muito quente e seco. O inverno é bastante suave e geralmente apresenta temperaturas em torno de 10ºC. Também é nesta estação que ocorre a maioria das chuvas. O verão é quente e seco, com temperaturas em torno de 38ºC, que faz com que o fogo e a seca sejam bastante comuns. A introdução de ferramentas, seres humanos, e materiais para a extração da cortiça, por exemplo, continua a ser uma ameaça para o ambiente natural. É interesante como essas inserções podem rapidamente tornar-se preocupantes para o equilíbrio natural das coisas. No entanto, muitos dos animais nestes locais têm sido capazes de adaptar-se com êxito até agora. Não há como negar que o bioma chaparral é muito lindo e convidativo. No entanto, o desenvolvimento desta área natural é a sua maior ameaça.
No bioma chaparral há um inverno muito chuvoso e também um Verão muito seco. O clima muda muitas vezes com as diferentes estações do ano. No verão pode estar seco o suficiente para criar uma seca. Este período de seca pode estender-se até cinco meses num ano. Há muitos fogos neste tipo de bioma, muitos deles causados por relâmpagos, por mão humana, entre outros. Embora possa ser difícil manter os fogos sob controle, os estudos mostram que eles realmente são uma parte essencial para controlar o equilíbrio dos seres vivos neste bioma. As temperaturas no bioma do chaparral são de cerca de 1 grau no inverno. E podem atingir os 40 graus nos meses de verão.tirar a umidade do ar. O bioma chaparral geralmente faz fronteira com um bioma deserto. Existe muitas vezes uma grande quantidade de sobreposição de plantas. Há uma abundância de arbustos que se
encontram neste tipo de ambiente. Há árvores também, mas muitos delas são considerados de pequeno porte. Há uma abundância de diferentes tipos de gramíneas (também conhecidas como capins, gramas ou relvas) que podem crescer no bioma chaparral. Mesmo as plantas com sementes tornaram-se altamente adaptativas aos fogos do bioma chaparral. As suas raízes conseguem drenar uma grande quantidade de água da chuva, estendendo-se horizontalmente abaixo da superfície do solo ou aprofundando-se para
absorver a água do lençol freático. No chaparral encontramos fotínia, sumagre, aparro, “iuca” e outras árvores e arbustos. O maquis (no Mediterrâneo - esta formação vegetal, também designada por chaparral,
é constituída principalmente por arbustos, muito densa e fechada, formando um matagal de difícil penetração) tem murta, pilriteiro, giesta, medronheiro, loureiro, urze, giesta espinhosa, piteira e alguns Catos. O chaparral australiano, mais aberto que os outros tipos, possui principalmente eucaliptos anões. Em África o bioma chaparral é formado principalmente por urzes.que migram durante os meses de inverno. Há muitos animais que vivem em chaparrais, incluindo invertebrados, aves, répteis, anfíbios e mamíferos. Os diferentes chaparrais existentes no mundo suportam diferentes populações de organismos, que se foram adaptando a longos períodos de seca e incêndios frequentes. A maioria dos animais encontrados no bioma chaparral são mais ativos à noite, o dia é quente demais. Existem algumas exceções, como alguns répteis que conseguem adaptar-se muito bem ao calor. Há muitos insetos, incluindo joaninhas, escaravelhos, entre outros. As abelhas são habituais no bioma chaparral. Os animais que vivem neste bioma são capazes de sobreviver com muito pouca água. Eles também são capazes de viver bem no calor do verão e nas temperaturas mais frias de inverno. Alguns deles são espécies de aves
Comentários
Postar um comentário